domingo, 20 de junho de 2010

Jesus, FIlho de Davi, tem misericórdia de mim !

Paz a todos !
Segunda postagem do blog, queria que admirassem comigo a história de Bartimeu, aquele cego relatado em 3 evangelhos, curado por Jesus.
Ele tinha nome? Bartimeu = Bar, Filho. E Timeu é o nome do pai dele...Timeu significa muito querido, muito estimado. Mas o cego não era querido, muito menos estimado. Era mendigo ! Temos então um cego a beira do caminho, mendigando a todos viajantes que iam ao templo de Jerusalém, distante uns 24 Km de Jericó, cidade bonita, movimentada, cheia de gente entrando e saindo a todo momento.
E um dessas pessoas que por ali passava....era Jesus ! Jesus também rumava a Jerusalém, para a celebração da última Pascoa. Estava no último ano de seu ministério...também é o último milagre relatado por Marcos...
E uma multidão acompanhava Jesus, alguns já vindos com eles, outros de Jericó mesmo, curiosos, discípulos, seguidores, tanta gente. Um barulho....Bartimeu para, escuta...imagino ele perguntando "Ei, alguem me responde, por favor, que multidão toda é essa ?" "É Jesus, cego. É Jesus, que vem no caminho."
Com certeza, Bartimeu já ouvira falar de Jesus. Aquele, que realizava milagres !!! Com certeza, ele poderia ajudá-lo! Então ele percebe uma oportunidade única. Para de pedir esmolas. se concentra no barulho da multidão...Ele precisava que Jesus o ouvisse. Como ? Gritando, implorando.. "Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim ! Jesus ! Filho de Davi ! Tem misericórdia de mim ! "
A tradução de "misericórdia", ao pé da letra mesmo, é Miseri - Miseravel; Cordia, Coração. " Olhar as misérias dos outros com os olhos do coração".
E ele persiste, quanto mais a multidão lhe manda ficar quieto, mais ele grita. Mais ele clama. Claro que Jesus já tinha lhe ouvido, mas penso eu que Jesus queria persistência. Ele queria Fé....
Vendo que o cego insiste, Jesus manda lhe chamar. E ele vem....vem cheio de esperança, "Esse homem não vai me dar moedas, ele pode me ajudar, ele pode me curar! "
E então eu vejo uma das passagens mais marcantes. Jesus deve ter olhado o cego...E com uma voz suave, ele diz "FILHO, O QUERES QUE TE FAÇA?"
Óbvio que Jesus sabia o que ele precisava. A multidão sabia....Todos sabiam....Mas Jesus queria ouvir!
Ele era cego....
Ele não conseguia enxergar....
E o cego, na sua maior humildade, apenas diz "Mestre, que eu tenha vista!"
Pronto.
Jesus sabia seu problema...agora sim poderia ajudá-lo. "Vai, a tua fé te salvou".
O milagre se realizara...talvez o cego pudesse dizer como o Salmo 34, “No dia que comecei a ficar deprimido, busquei ao Senhor, e ele me livrou de todos os meus temores. O Senhor ouviu este pobre, livrou-me de todas as minhas angústias”. Quantas pessoas, estão a beira do caminho. Talvez estamos cegos...Jesus passa, tão pertinho, e não conseguimos vê-lo...E reclamamos, queremos milagres, queremos curas, sem mesmo nos dar ao trabalho de dizer ao mestre dos mestres o que precisamos. Demonstrar nossa fé...clamar ao Filho de Davi, pedir misericórida daquele que pode tudo.....Imagino eu, Deus inclinado para nos ouvir, dizendo "Ei, deixa eu te ajudar, para um pouco, diz pra mim, o que você precisa, meu filho?"
Nada se compara, ao médico dos médicos, nada se compara aquele que é acima de todas as coisas. Que saibamos orar, e ser verdadeiros filhos adoradores !

Abraço a todos !

1 comentários:

Anônimo disse...

bela passagem essa

Postar um comentário